Embalagens biodegradáveis e comestíveis

Embalagens biodegradáveis e comestíveis

Ciência e sustentabilidade podem liderar o futuro.


NOTPLA é o nome da empresa britânica que desenvolveu o material (também denominado como NOTPLA) 100% com algas marinhas, biodegradável, com uma redução da pegada carbónica em 68%. O produto concebido permite o fabrico de embalagens que simulam o plástico e que revestem as caixas de cartão, para além de esferas comestíveis que armazenam água. 


Sachês biodegradáveis

Existem sachês para molhos, feitos de algas marinhas e outros extratos de plantas, biodegradáveis ​​e compostáveis. São sachês insípidos e incolores, que preservam o sabor dos alimentos. 




Caixas de cartão

As caixas revestidas com NOTPLA, substituem o uso de aditivos sintéticos e revestimentos não biodegradáveis, o que torna a embalagem de cartão 100% compostável e biodegradável em 4-6 semanas, sem nenhum processo de compostagem industrial. 


Alternativa às garrafas de plástico

Chama-se Ooho e foi concebida pela mesma start-up britânica. Trata-se de uma esfera, com uma fina membrana ecológica e comestível que permite beber sem gerar resíduos, utilizando-se de uma técnica da culinária molecular. A esfera é composta por uma membrana dupla que retém a água (num cubo de gelo), com base em dois ingredientes: alginato de sódio, um espessante natural (E-401) de algas e cloreto de cálcio (E-509). Os dois compostos combinados geram uma parede de gel transparente, mas sólida o suficiente para conservar o líquido no seu interior. Para além de serem biodegradáveis e comestíveis, os materiais utilizados são mais baratos que o plástico, características que demonstram o grande potencial deste produto. O grande entrave é que as esferas se degradam em poucos dias. Contudo as mesmas já foram utilizadas em diversos eventos como, por exemplo, a Meia Maratona de Londres (2020), minimizando assim o impacto ambiental que estes eventos normalmente acarretam. Apesar desta limitação, os desenvolvedores já conquistaram alguns prémios e pretendem comercializar as esferas para ajudar a reduzir o impacto ambiental gerado pelas garrafas plásticas. 


agua encapsulada



Fontes:

https://www.notpla.com/
http://www.oohowater.com/

Comentários